A PALAVRA DO PRESIDENTE

O Estado do Rio de Janeiro enfrenta a maior recessão de sua história. Para agravar nossa

situação, o cenário político nacional é também de graves dificuldades. O novo Governo do

Estado (eleito em 2019) precisará com urgência congregar esforços para combater a crise, fortalecer a economia, retomar parcerias, promover o desenvolvimento sustentável, recuperar a influência nas relações institucionais e, ainda, elevar o PIB. Em todos os níveis o governo precisará de bandeiras efetivas, marcos de gestão que promovam de fato a mudança desta realidade e que pavimentem o caminho para o crescimento da economia. Programas que promovam a articulação necessária a romper com o imobilismo, vencer as dificuldades burocráticas e preparar o terreno para as futuras gerações.

Não existem apenas notícias ruins. Financeiramente, o país, mensalmente, bate recordes de superávit da balança comercial e de aportes de investimento direto estrangeiro (inversão de capital); nunca recebemos tanta oferta de capital produtivo oriundo do exterior. Isso se deve à força de um novo ciclo de crescimento da economia mundial e às oportunidades que esta recessão oferece ao investidor, especialmente em setores como aeroportos, infraestrutura, imóveis e varejo. O preço do barril do petróleo em trajetória ascendente e o dólar alto e com viés de crescimento favorecem o RJ. A junção desses resultados permitirá que, ao final desta crise, a economia tenha plenas condições de dar novos passos e se reestruturar de maneira mais rápida e eficaz do que se espera.

 

A Fundação Assegura também inicia um novo ciclo. Estamos promovendo uma reestruturação de nossa estrutura e atualizando os nossos canais de comunicação. Como pano de fundo de todas as mudanças está o nosso desejo de atuar de modo efetivo em favor do desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro, ampliando a oferta de atividades assistências com responsabilidade socioambiental. O novo caminho traçado para o quadriênio 2019-2023 passa por financiar ações que visem a promoção da educação e da cultura; a articulação de estratégias de curto, médio e longo prazo; o fortalecimento de uma governança sólida e transparente; a consolidação de uma gestão inclusiva e o compromisso em aprofundar parceiras com os Poderes Públicos para o desenvolvimento do estado e o bem estar da população fluminense.

 

Rodrigo Perez

Presidente da Fundação Assegura

+55 (21) 2532-9903

©2021 por Estilo da Arte todos os direitos reservados a Fundação Assegura.